Retirado de: http://vermelhoenegro.org/blog/2012/11/19/17-anos-de-luta-pelo-socialismo-e-pela-liberdade/
A Federação Anarquista Gaúcha comemorou 17 anos no dia de ontem, 18 de Novembro. Fundada em 1995 por jovens libertários que optaram pelo anarquismo especifista como forma de reinserir o anarquismo no cotidiano de luta e organização das classes oprimidas, a FAG vem trilhando um caminho que se constrói a várias mãos no dia a dia da luta de classes. No trabalho modesto e muitas vezes silencioso de companheiros e companheiras, com seus erros e acertos, avanços e retrocessos, procuramos enquanto Organização Política Anarquista plantar sementes de organização dos oprimidos e de construção de Poder Popular.
Enquanto Organização de intenção revolucionária somos instrumento e ferramenta no desenvolvimento desse processo, o qual, acreditamos, necessita de participação, organização e protagonismo de amplos setores das classes oprimidas, pois ou a revolução é feita desde baixo, pelo povo mesmo, ou não é.
Por isso é que o Poder Popular é para nós, anarquistas organizados na FAG, elemento estratégico de um processo revolucionário de longo prazo. Poder que é produzido e reproduzido por um novo sujeito, uma Frente de Classes Oprimidas que organize e mobilize, desde seus próprios espaços de organização de classe (sindicatos, entidades estudantis, associações de produção, de moradia, movimentos sociais, etc.), desde já a nova sociedade que queremos construir. Um poder Federalista e Libertário que circule por toda a trama social dos de baixo e que destrua toda a relação de dominação na medida em que vá construindo seus próprios espaços de gestão dessa nova sociedade. Criar Poder Popular para construir revolução socialista e libertária que destrua desde baixo o sistema de dominação capitalista.
É nesse “espírito” que nós da Federação Anarquista Gaúcha seguimos rumo ao 18º ano de Organização em 2013, ano em que realizaremos nosso VI CONGRESSO GERAL para ajustar nossa análise da realidade em que vivemos e nossa estratégia enquanto Organização.
A todos(as) que somam esforços na construção da Anarquia, nossas saudações Socialistas e Libertárias!
Não tá morto quem luta e quem peleia!
Viva 17 anos de convicção e construção!
Viva a Anarquia!
Federação Anarquista Gaúcha