Ocupação da Reitoria da Udesc: Contra a privatização da Universidade Publica

Hoje, dia 19 de março, através da reunião do Conselho Universitário da UDESC (CONSUNI), foi aprovado o processo de no 11781\2012, referente a alterações do regimento geral da universidade

OCUPA UDESC ? 48H DE MOBILIZAÇÃO

O QUE?
Hoje, dia 19 de março, através da reunião do Conselho Universitário da UDESC (CONSUNI), foi aprovado o processo de no 11781\2012, referente a alterações do regimento geral da universidade.

CONSEQUÊNCIAS
Essas alterações, ditas pontuais e sem impactos significativos, foram consideradas estruturais pela maioria dos estudantes. Apesar de uma grande manifestação visando a abertura e ampliação da discussão que possibilitasse a visão das reais consequências dessas modificações, o processo foi aprovado pelo Conselho Superior Universitário. As alterações ditas problemáticas dizem respeito à criação de um Órgão Suplementar Superior, vinculado e subordinado ao reitor, para facilitar, apoiar e incentivar a captação de recursos privados para todas as áreas da Universidade. Essa alteração não pode de forma alguma ser encarada como pontual, pois mexe estruturalmente na autonomia universitária e altera a política de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e direcionamento do ensino, pesquisa e extensão.

POSICIONAMENTO E REIVINDICAÇÕES
Para nós estudantes ficou claro que a votação se deu de forma antidemocrática, uma vez que o poder de voto e voz estudantil é reduzido a um único representante por centro. A produção do conhecimento construído na universidade pública deve ser de acordo com os interesses das demandas populares. NÃO NOS SENTIMOS REPRESENTADOS. Questionamos a democracia e EXIGIMOS paridade de voto nos conselhos e nas instâncias deliberativas da UDESC, bem como a universalização dos votos nas eleições.

Nossas reivindicações vão para além das pautas colocadas hoje em reunião. Há uma história de luta do movimento estudantil por questões estruturais e de permanências estudantis: restaurante universitário, um local de moradia estudantil, bolsas de pesquisa, extensão e monitoria que auxiliem financeiramente os estudantes (o valor é de 360 reais sem reajuste há anos). Nossa estrutura física está decadente! Estamos sem materiais permanentes para uso em aulas até coisas menores como corte de grama, papel higiênico e outras coisas mínimas, devida ao histórico de má distribuição do dinheiro que é destinado para a UDESC.

OCUPA
Os estudantes presentes na reunião do CONSUNI, após a aprovação desta resolução, decidiram em uma assembléia geral pela Ocupação da Reitoria da UDESC por 48h como forma de massificação dos estudantes e da comunidade para a convocação de uma Assembléia Geral de todos os Campi do estado, no dia 21 de março, quinta-feira, às 17h, no saguão da Reitoria.

Fonte: CM”i” – FloripaImage

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s