Amanhã, dia 28 de agosto de 2014, quinta-feira, os trabalhadores, trabalhadoras e estudantes da UFPR vão lutar novamente para impedir a privatização do Hospital de Clínicas.
A partir das 8 horas da manhã, a Frente de Luta Pra Não Perder o HC, estará se organizando no Pátio da Reitoria da UFPR para barrarmos de uma vez a tentativa das classes dominantes (representadas pelo Governo Federal, Reitoria da UFPR e seus Conselheiros) de privatizar um hospital que atende milhares de pacientes pelo SUS e, por ser um hospital-escola, forma os futuros profissionais da saúde com qualidade.
Saúde não é mercadoria! E privatização não é a solução!
A implementação desta empresa na gestão do HC levaria à demissão dos funcionários da FUNPAR (como o governo já vem pressionando a Reitoria para que o faça), faria com que a lógica deste hospital-escola girasse em torno do lucro e não dá saúde do povo, colocando em risco a vida dos milhares de trabalhadores que utilizam o hospital e impondo uma dinâmica de prazos que prejudica muito a formação dos profissionais da saúde.
A decisão sobre a privatização do HC não pode ser tomada por “meia dúzia de senhores” (63 conselheiros), que sequer usam o hospital ou o SUS. Uma decisão como essa só pode ser tomada de forma democrática consultando a comunidade (pacientes, usuários, trabalhadores e estudantes) através de assembleias comunitárias e plebiscitos com todos aqueles que dependem do Hospital de Clínicas. Por isso, defendemos que a UFPR realize um plebiscito em todo o estado do Paraná, para que as próprias pessoas que utilizam e trabalham no HC decidam o que deve ser feito.
Com organização e ação direta vamos garantir o que é o melhor para todos os trabalhadores, trabalhadoras, estudantes da saúde e para os usuários do HC!
Leia mais no jornal da Frente de Luta Pra Não Perder o HC: Frente de Luta Pra Não Perder o HC
Participe e divulgue o ato de amanhã: