CONTRA O ESTADO GENOCIDA, LUTA POR DIREITOS E SOLIDARIEDADE ENTRE TRABALHADORAS E TRABALHADORES

Nota publicada em nossas redes sociais no dia 01 de abril de 2020

Com a pandemia do Coronavírus se espalhando, governo e empresários explicitam de que lado estão ao atentar incansavelmente contra a vida da classe trabalhadora e colocar em prática uma verdadeira política de morte. No estado do Paraná, isso não é diferente!

Aproveitando-se de um momento tão conturbado, o governador Ratinho Jr. enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 189/2020 que autoriza a terceirização e extinção de inúmeros cargos públicos. Tal projeto ataca diretamente diversas áreas, entre elas a saúde e a educação, considerando que cargos como os de Auxiliar de Enfermagem, Assistente de Farmácia, Técnico de Informática e Inspetor de Saneamento, dentre muitos outros, não são caracterizados como funções estratégicas para o estado.

No âmbito da educação, tal medida afeta mais de 10 mil trabalhadoras e trabalhadores que atuam nas áreas de alimentação escolar, conservação, limpeza e serviços administrativos. São mais de 20 categorias do serviço público sendo atacadas, sendo suas consequências duramente sentidas por toda a população paranaense. Se aprovada, essa medida tornará o serviço público ainda mais precário, impedirá no futuro a realização de novos concursos públicos e abrirá margem para a terceirização de todo o serviço.

No âmbito da saúde, têm sido constantes, por parte dos sindicatos e associações da categoria, as denúncias sobre a falta de equipamentos de segurança para profissionais, a ausência de EPI’s e testes, o que tem contribuído para o adoecimento dos profissionais e para a subnotificação dos casos de Coronavírus no estado. Por isso, afirmamos que a atual condição do serviço público de saúde somada ao PL 189/20, que busca extinguir e terceirizar cargos públicos, é uma política que visa o extermínio da população paranaense.

Frente a esses ataques, bem como a insuficiência de políticas públicas por parte do governo estadual e municipal para garantir vida digna em nossas comunidades, a saída é se organizar nos movimentos sociais, lutar por direitos e fermentar a solidariedade entre as/os trabalhadoras/es e o povo oprimido. Organizarmos mutirões e campanhas de arrecadação nos bairros, universidades e nas diversas categorias profissionais que estão sentido na pele o descaso dos patrões e governantes.

POVO AUTO-ORGANIZADO FORTE PRA LUTAR POR DIREITOS E VIDA DIGNA!

QUE OS CAPITALISTAS PAGUEM PELA PANDEMIA E NÃO O POVO COM SUA PRÓPRIA VIDA!

SOLIDARIEDADE E APOIO AOS TRABALHADORES INFORMAIS! NÃO À TERCEIRIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO!

SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE PARA TODAS/OS!

AJUDA MÚTUA E SOLIDARIEDADE ENTRE AS/OS DE BAIXO E GUERRA AOS PATRÕES E GOVERNOS!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s